Jardins: para uma vida com mais verde

Com o calor que tem feito nas últimas semanas em todo o país, a vontade que a gente tem é de encontrar um local ameno e arejado para refrescar o corpo e respirar melhor. Os locais que tem alguma sombra são os primeiros que a gente procura, geralmente a primeira árvore que tiver nas proximidades (tem gente que na falta de uma árvore procura até a sombra de um poste). A grande quantidade de edifícios de nossas grandes e médias cidades estão diminuindo as áreas verdes e permeáveis que ainda tentam resistir à ação devastadora do homem. A única opção que temos então são as praças, parques e bosques que ainda sobraram desse processo. E porque não dizer os jardins. Hoje trouxemos algumas idéias de jardins que podem ser feitas para deixar nossa vida com um pouco mais de verde.


A ideia desse jardim é fazer um mix de área permeável com área impermeável como um tabuleiro de xadrez. Fica uma brincadeira interessante e que dá pra utilizar vários tipos de vegetações. Projeto de Luciana Noda Fleury, Priscila França, Luiz Antônio Poggi e Mário Ventura, que utilizaram piso de pedras rústicas.


No pátio interno dessa residência, a jabuticabeira foi preservada e o arquiteto Jorge Siemsen trouxe os demais elementos para criar um recanto verde a agradável. No piso ele utilizou réguas de madeira de demolição que trazem ainda mais rusticidade e conforto, além de deixá-lo permeável.


Nesse apartamento térreo, no lugar da varanda, havia um quintal com acesso para a sala. A ideia de criar um jardim social da arquiteta Bruna Riscali deixou o espaço muito  mais charmoso e convidativo para reuniões com a família e amigos.


No jardim de Luís Carlos Orsini para a Mostra Black diferentes especies com tamanhos variados foram utilizadas trazendo muito verde. O percurso de placas de pedras convida para um passeio em meio de contemplação da natureza.


Esse jardim na realidade traz uma mini horta para dentro de uma casa. Projetado por Alex Hanazaki, o jardim como se fosse um campo de plantio traz diferentes tipos e texturas de plantas em meio a um piso rústico com pedras e um deck de madeira. A iluminação fica por conta de spots embutidos.

Comentários