Iluminação de escadas

O uso adequado da luz pode fazer toda a diferença quando o assunto é decoração de interiores. Uma iluminação bem projetada proporciona diferentes efeitos e traz destaque para elementos arquitetônicos ou da própria decoração como um quadro, uma escultura, etc. Um bom projeto luminotécnico vai mais além do que a simples preocupação em iluminar os ambientes para a realização das atividades diárias.  A luz tem a função de intensificar e valorizar todos os elementos da decoração ressaltando seus pontos fortes e disfarçando seus pontos fracos.

No caso da iluminação de escadas, a luz é utilizada tanto como elemento para valorizar esses elementos arquitetônicos quanto para contribuir com a sua funcionalidade. Um bom projeto de iluminação pode tirar partido do tipo de escada ou do próprio material utilizado na sua confecção. As luminárias podem ser embutidas na parede onde a escada está fixa, nos degraus da escada ou no próprio corrimão. Hoje trouxemos diferentes idéias que podem ser utilizados para das destaque à escada, aos degraus etc. valorizando ainda mais o projeto. Escadas são elementos muito particulares existindo vários tipos e vários tamanhos. Por isso, converse com o seu arquiteto para que ele personalize o projeto da sua escada.


Escada com degraus em balanço revestidos em madeira com balizadores embutidos na parede e dispostos alternadamente. Projeto do EMA, Espacio Multicultural Arquitectura (México)


Uma variação da escada anterior onde os balizadores foram colocados em todos os degraus. Aqui a escada possui degraus em balanço revestidos por mármore travertino bruto. Projeto André Piva.


Nessa escada a iluminação com LED foi embutida no piso dos degraus de forma alternada gerando feixes de luz na parede. Projeto da Vivi la Luce. 


No projeto dessas escadas rolantes a iluminação, além de ter uma coloração diferente da cor branca, foi utilizada ao longo dos corrimãos. Projeto de Philippe Starck. 


Nessa escada o corrimão foi embutido na parede de pedras e ganhou iluminação internamente. Projeto da arquiteta Ana Paula Barros.


A iluminação embaixo dos degraus de mármore deu um maior destaque a essa escada que também ganhou iluminação especial no corrimão embutido na parede. Projeto da arquiteta Myrna Porcaro.


A iluminação dessa escada não está diretamente ao nível dos degraus, mas na laje de teto que se projeta sobre a escada. Projeto do K/M2K (África do Sul).


Aqui as luminárias embutidas no rebaixo de gesso direcionam o facho de luz à escada em madeira. Projeto luminotécnico foi desenvolvido pelas arquitetas Angela Diniz e Joana Goulart, da InFoco Arquitetura, Design e Lightdesign.

Fonte das imagens: Site dos arquitetos (as) e escritórios de arquitetura

Comentários

  1. Erika, bom dia!
    Gostaria de uma indicação de empresas que fornecem iluminação de leds para escadas de cinemas, teatros (cantoneiras de leds, perfis de led etc). vc poderia nos indicar? Desde já agradeço. niltoncota@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola! Boa noite! Estou precisando de indicação para comprar led de escada, como numa foto que vcs postaram. Led inserido no chão da escada, alternando os degraus, com feiche de luz bonito na parede. Desde já agradeço. valdianesantos@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário