Decoração de academias

Ir para a academia para se exercitar é uma atividade diária que tem se tornado comum na vida das pessoas, ainda que muitas não gostem de frequentar esses espaços, mas que são obrigadas a ir para melhorar a saúde. Na ultima década, as academias e os espaços fitness se tornaram mais comuns em grandes empreendimentos como shopping centers, centros empresariais e em condomínios residenciais. São projetos que tem feito parte do currículo de muitos arquitetos e escritórios de arquitetura. Hoje trouxemos alguns projetos de decoração de academias para ver as soluções utilizadas para torná-las mais atrativas e aconchegantes aos usuários. Não existente uma regra geral para ambientar uma academia, mas a ambientação deve levar em conta o espaço disponível, as atividades e modalidades que serão oferecidas e a quantidade de equipamentos necessários.  

É preciso pensar também em um espaço bem iluminado e ventilado naturalmente, já que muitas pessoas vão dividi-lo ao mesmo tempo. A transpiração e a respiração de muitas pessoas em um ambiente fechado e mal iluminado pode ser transmissora de doenças. Se não for possível iluminar o espaço naturalmente, utilize as luzes fluorescentes (luzes frias) pois elas iluminam o ambiente de modo homogêneo. Além disso, elas não contribuem para o aquecimento do local por não gerarem calor como as lâmpadas comuns. Além disso é importante optar por um tipo de piso de fácil manutenção e limpeza, mas que também seja resistente aos impactos e a grande circulação de pessoas. Hoje no mercado existem várias opções disponíveis especificamente para academias entre laminados, emborrachados e cerâmicos. É importante que sejam pisos antiderrapantes. Outro item bastante comum nos projetos são os grandes panos de espelhos de piso a teto, que além de darem a sensação de um ambiente mais amplo, servem para que os usuários se observem na hora da malhação.


No projeto desta academia, inaugurada na cobertura de um shopping, foi utilizado o piso de madeira de alto padrão e todas as paredes são envidraçadas. O local ainda conta com alguns jardins de inverno. Projeto do arquiteto Isay Weinfeld.


Essa academia tem a distribuição e a organização do espaço definidas pela própria paginação do piso, que por meio de uma faixa, como uma pista de corrida, divide os equipamentos. O piso é amadeirado em PVC - anti-ácaro. Projeto da arquiteta Laciana Taquary para Casa Cor Goiás 2010.


Esse espaço ganhou cor nas paredes, e apesar dos poucos panos de vidro, a academia tem um pé-direito duplo e é bem iluminada. Também possui alguns espaços verdes e materiais ecológicos. Os pufes e as molduras dos espelhos são iluminados. Projeto de José Henrique Xavier e Anna Roberta Lira.


No projeto dessa academia as cores fortes das paredes contrastam com as cores neutras do piso e dos aparelhos. Foi utilizado piso vinílico e pano de espelho de piso a teto. Projeto das arquitetas Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi para Casa Cor Brasília 2009.


Nesse projeto dessa academia o piso vinílico também foi utilizado, além de panos de espelho e painéis com atletas de diferentes modalidades que ajudam a estimular os usuários. A cor verde é destaque apenas nos diversos aparelhos.

Fonte das imagens: Casa Abril

Comentários

  1. oi gostaria que me mandassem orçamento desse piso emborrachado p/academia esse colorido pois vou reformar academia e preciso com urgencia

    ResponderExcluir

Postar um comentário