Residência do mês


O projeto de hoje é a House Ber, o mais recente trabalho de Nico van der Meulen Arquitetos, uma residência situada em Midrand, na África do Sul, que mistura materiais como o granito e o aço de forma magistral. Uma das características mais marcantes do projeto está na sequência de barras de aço irregulares colocadas aleatoriamente criando fachadas padronizadas, dando um caráter marcante para a obra. Mas o projeto como um todo tem uma série de elementos inspiradores.




Os clientes solicitaram uma casa contemporânea sem ambientes desnecessários, aberta e arejada. Eles precisavam de quatro suítes, área de estar e uma biblioteca de grande porte. O arquiteto, então, projetou a casa como uma simples forma retangular com a sala de estar no centro sendo rodeada por um lago de carpas e uma piscina, que envolve a sala de jantar em dois lados.



Os perfis metálicos pintados de preto percorrem toda a casa e criam várias formas que dão peso ao projeto, mas ao mesmo são suavizados pelo uso da transparência e leveza dos painéis de vidro que rodeiam toda a casa. Sem imponência e quase invisível, as portas de vidro sem moldura separam, perfeitamente, o interior do exterior, mas sem interromper a continuidade visual.


A casa tem seu programa resolvido em dois pavimentos. No térreo estão as áreas social com garagens, depósitos, salas de estar e jantar, home theater, escritório, lavabo além de uma suíte para hospedes; e na área de serviço estão a cozinha, copa, despensa, o frigorífico e dependência de empregada. No pavimento superior está toda a área íntima composta por três suítes com varandas,  além de um lounge.



Os interiores são ricamente iluminados por diferentes aplicações de sancas, as quais destacam os contrastes entre as diferentes texturas e formas, o que valoriza ainda mais os ambientes, criando uma continuidade entre os espaços e experiências visuais diferentes. Até mesmo uma escada em balanço se projeta para fora de uma parede revestida de granito e que tem um corrimão embutido e iluminado na parede.



As cores neutras são predominantes no ambientes e nos móveis, principalmente o preto, branco e cinza, mas são criados pontos de cor em amarelo ou vermelho em alguns detalhes e no mobiliário. Nos revestimentos de piso são utilizados o mármore para as áreas sociais e a madeira para as áreas íntimas, o que dá um toque de conforto e ainda aquece os ambientes. 



Fonte: Nico van der Meulen Arquitetos

Comentários