Decoração para apartamentos pequenos

Quitinetes, studios, lofts... os novos apartamentos têm metragens cada vez menores e os quartos, muitas vezes, parecem minúsculos. A impressão é de que não caberá nada além da cama e do armário. É preciso então pensar em soluções criativas para aproveitar os mínimos espaços. Uma boa ideia é dar mais de uma função para o mesmo ambiente. O segredo está em um bom projeto arquitetônico e num bom projeto de marcenaria. Isso mesmo!  Ela é fundamental para você conseguir aproveitar todos os cantinhos, por mais minúsculos que eles pareçam, criando móveis múltiplos

Hoje em dia também é possível garimpar peças e móveis prontos para compor a decoração. Peças dobráveis e empilháveis são as grandes aliadas das metragens reduzidas. Outro truque está na demolição das paredes diminuindo a separação entre eles. A utilização de espelhos e de cores claras na decoração também são boas opções para trazer amplitude para pequenos ambientes. Trouxemos algumas soluções interessantes para apartamento pequenos e que deixam tudo organizado e bem resolvido.


Aqui a piscina é coberta por um deque em madeira. O sistema funciona como porta camarão e é acionado por uma manivela. projeto da engenheira agrônoma Juliana do val, da gaia projetos.

Um apartamento de 16 m² que consegue abrigar sala, cozinha, quarto, banheiro e até home office. E tem uma quantidade invejável de armários, com espaço para guardar tudo. Projeto dos arquitetos franceses Julie Nabucet e Marc Baillargeon

Em tons de cinza, preto e vermelho, os armários ocupam uma só parede, unindo cozinha e sala nesse loft de 43 m². Os 50 pares de sapatos da moradora foram abrigados em um armário com portas-de-correr. Projeto de Rogério castro e Fabíola Fera.

Esse apartamento de 60 m² tem ótimos truques para ganhar espaço. Um deles é o mezanino em estrutura metálica, onde fica a cama, que parece flutuar sobre o escritório. Projeto de Simone Quintas.

Nesse apartamento de 43 m² os ambientes de sala e cozinha foram integrados e uma das paredes da sala é tomada pelo móvel de MDF branco, com gavetões e portas basculantes para guardar tudo. Projeto das arquitetas Débora Racy e Nicole Sztokfisz, do escritório Arquitetura Paralela.

Nesse apartamento de 70 m² o armário abriga o guarda-roupa e o escritório. Cada centímetro da cozinha, do piso ao teto, foi utilizado com gavetas e gavetões para abrigar todos os utensílios. Projeto de Carla Basiches.

Fonte das imagens: Revista Casa e Jardim

Comentários