Os tipos de esquadrias para sua casa

Na hora de escolher as janelas e portas para nossa casa, sempre ocorre a dúvida de que material utilizar. Ultimamente os consumidores passaram a considerar a esquadria em PVC uma opção ao alumínio e à madeira utilizada nas esquadrias.Para ajudar nessa decisão, vou fazer uma síntese desses três materiais: madeira, alumínio e, por último, o PVC:


MADEIRA 
Para quem quer dar uma rusticidade maior à sua casa, a opção sempre vai para madeira. Uma de suas principais característica da madeira é por não esquentar quando exposta ao Sol. Mas não se engane: a esquadria de madeira requer tratamento com tinta e/ou vernizes e a adoção de uma política de manutenção constante, para evitar que a madeira se deteriore e resista ao ataque de insetos.
Normalmente as esquadrias de madeira são fabricadas manualmente, o que permite que a estanqueidade (vedação para vento e chuvas) fique muito a desejar.


ALUMÍNIO
Largamente utilizadas em edifícios e em casas que apelam para uma arquitetura mais clean com mais vidros. Possibilidade vencer grandes vãos (fachadas). Em relação à madeira, a grande vantagem é que não precisa de manutenção constante. Porém já não tem boa atuação como isolante térmico ou acústico, o alumínio e grande condutor do calor. Assim como na madeira, o alumínio é fabricado com perfis  parafusados, muitas vezes deixando brechas para aquela água da chuva ir penetrando devagarzinho. É importante verificar a vedação na instalação e, se for o caso, usar selantes para evitar surpresas no primeiro temporal.


PVC
Sua maior vantagem é ser um material atérmico, ou seja, não esquenta nem esfria. Então para nossa região que é muito quente esse material é o ideal. Quanto a durabilidade e manutenção consegue ainda se superar ao alumínio, pois não tem pintura que possa vir a se descascar como no alumínio. Além de tudo isso, os fabricantes são unânimes ao afirmar que os modelos de PVC tem melhor vedação e estanqueidade que os de alumínio, pois as esquadrias são monobloco, sem junções que permitam a entrada de água e pó. Por ser indeformável, o produto funciona como um fechamento hermético. Dessa forma tem um desempenho melhor como isolantes acústicos do que os modelos em madeira e alumínio. Agora atenção: Verifique se o PVC encontrado é o U-PVC, pois existem ainda no mercado alguns PVC de baixa qualidade que tendem a ressecar e amarelar.

 Fonte: Adaptação de GazetaWEB

Comentários