Residência do mês

A residência do mês é a GP House, do escritório mexicano Bitar Arquitectos construída, em 2011, na cidade de Hidalgo no México. Com uma área total de 516 metros quadrados, a residência tem uma planta simples e quase quadrada, mas uma volumetria bem dinâmica pelo jogo que é feito com as lajes de teto. A casa contém os espaços básicos necessários: sala de estar, sala de jantar, quartos, sala de família, etc, distribuídos em dois andares ligados por uma escada concentrada em um volume vertical que quebra a horizontalidade que predomina formalmente a casa. A intersecção é evidenciado pelo uso de uma pedra local como o acabamento para o volume da escada, enquanto o resto do volume é concebido de concreto.


 

O programa é dividido em área social e área íntima. Na área social, a sala de estar, com pé-direito duplo, fornece o espaço com uma sensação de amplitude; sobre ele se projeta um volume que contém a sala de televisão. Este volume é no andar de cima e é cercado por uma estrutura de madeira, que privacidade para o espaço, mas também permite que a luz natural na sala de televisão. O uso do concreto aparente é extensiva nessas áreas e dá um aspecto contemporâneo, tanto pelo desenho reto e minimalista, quanto pelo uso de uma paleta restrita de materiais.



O quarto principal no piso superior e da área pública (sala de estar, sala de jantar e sala de jogos) compreendem a fachada posterior, que foi quase totalmente envolto em vidro, a fim de conceder leveza à estrutura de concreto. Isso também permitiu para essas áreas para manter a sua continuidade e para apreciar a vista do campo de golfe, de alguma forma, eliminando a barreira visual entre os dois espaços, interiores e exteriores. Um espelho d'água delimita esta fachada.

Planta baixa do pavimento térreo

Planta baixa pavimento superior

O uso de materiais naturais, tais como o mármore e pedra para pavimentos, predomina. Algumas paredes foram concluídas com estes materiais, alguns foram concluídas em concreto e alguns foram pintadas em tons neutros. Para contrariar esta situação, a noz foi usado para painéis de parede e portas, que oferece calor para o espaço. Alguns elementos metálicos são destaque, como as colunas em forma de cruz e as grades, projetados especialmente para este projeto.



 
O projeto de iluminação pretende não só cumprir com sua função básica, mas também esteticamente enfatizar objetos, vegetação e fachadas. Cúpulas foram abertas em zonas específicas para tirar vantagem da iluminação natural, o que, juntamente com os materiais escolhidos, gera um jogo interessante de luz e sombra valorizando os materiais. GP House é um espaço contemporâneo projetado de acordo com elementos lineares.





Fonte: Adaptação a partir de Arch Daily e do site dos arquitetos

Comentários