Projeto de decoração de bares

O tema de hoje é sobre projetos de arquitetura de interiores para bares. É importante destacar que o projeto de interiores para bares não tem uma regra específica, uma vez que são ambientes temáticos, se é que possamos assim denominar, ou muito mais conceituais. A decoração vai depender bastante da idéia do cliente ou empresário, do tipo de empreendimento, do público-alvo, e até mesmo do espaço disponível para o empreendimento.

Desse modo, o bar pode ser um espaço mais intimista com uma ambientação mais sóbria e clássica, ou mais descontraído, com uma ambientação mais despojada e temática. No primeiro caso, o projeto de iluminação trará um ar suave e aconcehgante para o espaço, fazendo uso principalmente da iluminação indireta; e no segundo caso, pode ser uma iluminação mais forte e direta, podendo utilizar cores. Os materiais utilizados nos interiores também podem variar dependendo da proposta. Troxemos alguns projetos de arquitetura e interiores de bares diferentes e criativos para a gente se inspirar.

O Bar Armazém (2009), em Belo Horizonte, ostenta um generoso pé-direito interno, ornamentado por prateleiras cenográficas feitas com madeira pinus que abrigam alguns dos itens (ainda em produção) comercializados antigamente naquele espaço. Projeto Isabela Vecci.

O Bar Escape (2007), em São Paulo, representa uma proposta mais intimista com uma ambientação limpa e contemporânea, além de poucos elementos distribuídos harmonicamente em pés-direitos elevados. Detalhe para a iluminação indireta através de sancas que iluminam o detalhe superiror das paredes. Projeto do Studio Arthur Casas.

O projeto do Real Botequim (2009), em João Pessoa, com 400 metros quadrados, traz um ambiente descontraído e charmoso,  principalmente pela decoração que mistura ladrilhos hidráulicos no piso, azulejos nas paredes e garrafas de cerveja no teto. Projeto do escritório Santos & Santos Arquitetura.

O Bozen Bar (2012), em Portugal, ocupa uma área de 456 metros quadrados e traz uma decoração mais sóbria e clássica, com materiais nobres e iluminação indireta com esses detalhes no teto, que são uma releitura do muxarabins orientais. A proposta foi criar uma espaço quase como um living room. Projeto do escritório Central Arquitectos.

O Bar 4P's (2012), no Vietnam, é uma proposta intimista e tradicional. Com um teto alto e arqueado, favorecendo a iluminação indireta, o bar recebeu revestimento em mármore e o piso cimentício na cor roxa, além do balcão com azulejos. Projeto do escritório 07BEACH Architectural Design Studio.


O bar La Bohème (2011), em Portugal, traz um espaço em que a estrutura e a textura da madeira são destaque, trazendo aconchego ao bar. O mobiliário é simples com desenho reto e tradicional, e a iluminação é direta, porém dispersa pelos ambientes. Projeto do AVA - Atelier Veloso Architects.

O bar temático Miss Sunshine, localizado dentro do avião da Airbus da Virgin Atlantic Airways (que faz o trajeto Londres Nova Iorque), é uma proposta futurista e também luxuosa. Possui decoração com cores fortes e linhas e formas que fazem alusão ao movimento de um voo, além de iluminação indireta de neon. Projeto do escritório inglês VW+BS

Comentários