Residência do mês

Hoje trouxemos uma novidade em termos de residência diretamente aqui do Paraná - meu novo Estado de moradia. Foi inaugurada, em janeiro deste ano, a primeira casa feita com contêineres no estado do Paraná, no bairro de Orleans, em Curitiba. Assinado pelo arquiteto Danilo Corbas, o projeto batizado de Casa Container do Paraná foi executado pela empresa Delta Containers com contêineres marítimos com mais de dez anos de uso.

  Fachada principal: contemporânea e com um bom jogo de cheios e vazios e de volumes e materiais.

Construída em um condomínio fechado, com uma área total de 240 m², a casa é formada por seis contêineres do tipo High Cube de 40 pés (12 m de comprimento x 2,9 m de altura). As estruturas metálicas receberam o tratamento de reciclagem no terminal da Delta Containers, onde foram recortadas para criação de portas e janelas, e depois descarregadas no terreno, nas posições corretas para instalação, que é feita com ajuda de um guindaste.

Perspectiva geral produzida pelo arquiteto paulista Danilo Corbas

Distribuída em dois pavimentos, sendo três contêineres em cima e três contêineres em baixo, a casa contém três dormitórios, sendo uma suíte, closet, banheiro social, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet integradas, escritório, biblioteca, lavabo, churrasqueira, área de serviço e varandas.
Planta baixa do pavimento térreo da residência

Planta baixa do pavimento superior da residência

O peso reduzido da estrutura possibilitou o uso de fundações em sapatas isoladas. Já as paredes e forros foram revestidos com material especial: o drywall combinado com painéis de OSB (um tipo de madeira compensada) e o uso de lã de PET (versão menos agressiva ao meio ambiente do que lã de vidro) e de rocha para a obtenção de melhor desempenho acústico e térmico dos ambientes internos, que por sinal, são cheios de charme e bom gosto.

Sala de estar e ao fundo a copa-cozinha

 Uma pequena biblioteca

A linda e charmosa suíte do casal

O banheiro do casal recebeu granito e porcelanato

Construir casas com contêineres é uma maneira mais barata e ecológica de construir casas. Chegando ao Brasil e cada vez mais comuns em países da Europa, os contêineres reaproveitados podem se tornar uma alternativa interessante. No Brasil os contêineres costumam ser de dois tamanhos, 15 e 30 metros quadrados. Os de 30 metros custam em média R$ 7 mil. O metro quadrado construído com contêineres é de 30 a 35% mais barato do que em uma casa convencional.

Fonte: Adaptação do site PINIweb

Comentários