Qual o tamanho de TV ideal para a sua casa?


Quem é que não tem como sonho de consumo aquela TV enorme que mais parece um telão de cinema? (Eu!) Pois saiba que talvez esta TV enorme não seja a melhor opção para o espaço que você tem no seu ambiente. Talvez ela seja grande demais ou muito pequena para o tamanho da sua sala ou para o seu home-theater. Na verdade, tudo é uma questão de proporção! Quem possui uma sala enorme não deve escolher uma TV com tela muito pequena. E optar pela maior TV da loja não é indicado se o espaço em casa for reduzido.

Antes de escolher o tamanho da tela, deve-se ficar atento à distância que você e sua família ficarão sentados, para não correr o risco de transformar o prazer de uma sessão de TV em uma desagradável dor de cabeça. Estamos falando de uma fadiga visual, que pode ocorrer após horas de visualização, e imperfeições perceptíveis quando se está com a “cara na tela".

É importante destacar que não há uma regra universal para definir o tamanho de TV ideal para cada situação, mas apenas recomendações de empresas especializadas no assunto. Nós, arquitetos e designers, também devemos estar atentos a estes detalhes na hora de projetar os ambientes para deixar uma distância mínima de conforto. Recomendamos uma distância mínima de 2 metros entre a TV e o sofá a fim de garantir o mínimo conforto visual, e o centro da deve estar na altura média da visão das pessoas sentadas, como no esquema abaixo:

Fonte: Folha de  São Paulo/THX


Comentários