O concreto aparente

O concreto aparente é um material que foi bastante difundido na arquitetura moderna brasileira, principalmente depois dos anos 60, com a difusão de um nova sensibilidade construtiva, internacionalmente conhecida como arquitetura brutalista. Nessa arquitetura, o concreto é o material mais utilizado sendo deixado aparente em sua forma bruta ou natural. A rusticidade e expressividade do material, além dos diferentes tons de cinza, dão o toque diferenciado e elegante aos projetos.

Antes de mais nada, é importante não confundir o concreto aparente com o concreto armado. O que os diferencia é a armadura de aço que existe no segundo, e não existe no primeiro material. Porém ambos são feitos a partir da mistura de areia, pedra e cimento em diferentes traços. (O traço nada mais é do que a quantidade de cada material que será misturado para atingir determinada qualidade para diferentes usos). Isso quer dizer que o concreto que você vai utilizar para fazer uma viga ou um pilar não é o mesmo para fazer uma parede ou um piso.

De acordo com os arquitetos do escritório paulista FGMF, "a questão do concreto aparente é a dificuldade obter um resultado final bem acabado". Eles alertam que "se faz necessário um pedreiro experiente e um bom carpinteiro. Existem muitas variáveis que possibilitam -ou impedem- o resultado de um belo concreto aparente". O produto tem de ser executado com fôrmas adequadas e equipamentos específicos para eliminar bolhas e imperfeições.

A grande vantagem é que o material dispensa revestimentos como o reboco ou emboço, bastando um tratamento impermeabilizante, através da aplicação de verniz ou resina apropriados. "São muitos os tipos de vernizes e resinas que se pode aplicar no concreto aparente e é necessário pesquisar e escolher o que vem de encontro com a estética desejada. Alguns são brilhantes, outros foscos, outros alteram a cor do concreto. Mas é importante utilizar alguma proteção, pois o concreto é um material com certa porosidade e, se não estiver adequadamente protegido, pode manchar", complementam os arquitetos.

Eu particularmente gosto bastante do material e de sua expressividade nas mais diversas aplicações. Além disso, o material é econônimo e dispensa manutenção constante, apenas a reaplicação do verniz ou silicone. É importante destacar que, internamente, a decoração dos interiores ganha um ar contemporâneo e minimalista. Os tons cinzas do concreto são neutros e não comprometem a decoração nem o uso de cores no mobiliário. Trouxemos alguns projetos que utilizaram o concreto aparente seja em paredes, fachadas, escadas, etc. Confiram!

Casa Paraty com materialidade em concreto e vidro. Projeto Marcio Kogan

 Casa com paredes e lajes em concreto aparente. Projeto do escritório SPBR Arquitetos.

Residência na cidade de Boaçava, São Paulo. projeto do MMBB Arquitetos

Fachada minimalista da Livraria da Vila, em São Paulo. Projeto de Isay Weinfeld.

Casa toda em concreto aparente localizada em Tibau. Projeto do arquiteto Yuri Vital. 

A casa Bertolini foi toda desenvolvida em concreto aparente. Projeto do Studio Paralelo. 

Nessa residência os pilares em concreto aparente craim um contraponto. Projeto FGMF Arquitetos.


Aqui o concreto no teto, no piso e na parede. Projetos da MaxHoause


O concreto aparente ganha destaque nas paredes e na escada. Projeto do Ruy Ohtake
O banheiro também pode ser todo em concreto aparente: paredes, piso e bancada.

Comentários