Telhados verdes


Telhados Verdes ou Green Roofs se caracterizam pela aplicação de vegetação sobre a cobertura de edificações com impermeabilização e drenagem adequadas. Trazem melhorias no conforto térmico e visual das edificações, aumentam a biodiversidade local, contribuindo ainda para a redução de problemas ambientais, ligados à poluição, formação de ilhas de calor urbano, enchentes e inundações. Eles vem se tornando os queridinhos de diversos projetos arquitetônicos executados pelo mundo.


Criados na Alemanha, os telhados verdes ganharam espaço em toda a Europa a partir da década de 1960 e viraram sinônimo de requinte e bem-estar no topo de cidades como Nova York. No Brasil, a tecnologia ainda é recente, embora a oferta específica de tecnologias tenha aumentado na última década, mas existem ainda poucas opções no mercado. Esse tipo de cobertura vegetal pode ser instalada tanto em cobertura de prédios (laje) ou sobre telhados convencionais, como o de telha cerâmica, fibrocimento, dentre outros. É possível fazer um telhado com grama ou com plantas de pequeno porte.


É preciso destacar que a opção por um ecotelado ainda pode sair cara para algumas pessoas, porém segundo os especialistas, o custo-benefício compensa bastante. A utilização em larga escala dos telhados verdes poderia reduzir 1°C ou 2°C a temperatura nas grandes cidades. Outro ponto favorável é que o telhado verde reduz a temperatura da superfície das lajes diminuindo cerca de 15°C, o que influencia na sensação de conforto térmico dos ambientes. A diferença também é sentida no consumo de energia elétrica.



Existem diferentes tipos de sistemas para a construção de um telhado verde, mas para tal e necessário observar o regime de chuvas da região, o tipo de cobertura/telhado, as plantas que melhor se adaptam a ele. Os principais sistemas são: o sistema laminar e o sistema alveolar. A diferença entre eles é que o sistemaa laminar utiliza uma lâmina de água sob um piso feito em módulos, enquanto que o sistema alveolar possui uma membrana alveolar onde a água da chuva cai e fica armazenada. Escolha o melhor que se adapta ao seu telhado e curta os benefícios de ter um jardim nas alturas.

Sistema laminar

Sistema alveolar

Fonte: Ecotelhado 

Comentários