Residência do mês

O projeto da residência do mês traz a Casa Carqueija desenhada pelos arquitetos Bento+Azevedo Architects em Camaçari, na Bahia. Realizado entre os anos de 2007 e 2008, a residência conta com um programa reduzido numa área total de 206 metros quadrados locados em um terreno com 1.400 metros quadrados. Composta por apenas um pavimento térreo, a residência é caracterizada pela horizontalidade e pelo jogo entre interior-exterior.


 
 A residência tem seu programa distribuído em dois níveis diferentes de ocupações. No primeiro estão garagem, salas de estar e jantar, cozinha, despensa, área de serviço, lavabo, dois quartos, sendo uma suíte, capela e jardim; no segundo está a área de lazer composta por piscina, despensa, banheiro e churrasqueira. Os dois níveis são conectados apenas por uma escada. 




Além de sua boa orientação, a casa tem pouca interferência no terreno ao dar idéia de que está flutuando no terreno de topografia em declive. Outro ponto de destaque é que a residência se fecha para a rua, que fica a oeste, porém se abre para a área de lazer criando um lugar privativo e integrado cheio de luz natural e de forte conexão visual com a paisagem natural.


Na fachada frontal, elementos arquitetônicos, como um janelas estreitas e um brise-soleil foi usado para proteger a casa contra a irradiação solar, enquanto a fachada traseira, no lado leste, integrar completamente o interior com o exterior, através de grandes janelas , portas de correr e um alpendre, conectando a casa com a área verde. Chama atenção também o volume diferenciado da caixa d'agua.


Os interiores são fortemenete marcados pela cor branca, assim como nas fachadas, onde apenas a porta de entrada em madeira de lei tem destaque, como também alguns elementos são uilizados com cores fortes.


 

Mais informações e mais fotos podem ser obtidas no site dos arquitetos: Bento+Azevedo Architects

Comentários