O acrílico na decoração

O acrílico hoje é tido como sendo sinônimo de sofisticação e elegância no mundo da arquitetura e do design.  Porém é no segmento da decoração que ele tem se destacado ainda mais em peças de decoração ou no próprio mobiliário com peças em diferentes formas e cores. Foi ainda nos idos dos anos 60* que o material tornou-se pop e revoluciou o mundo do design pelo ar inovador e diferente dos objetos. Seja em peças transparentes ou nas versões translúcidas coloridas, o acrílico pode tornar qualquer ambiente mais moderno e divertido (despojado). Ele pode ser utilizado, além das versões tansparentes, nas versões leitosas, onde ele ganha mais cor/pigmentação. Vamos conferiro algumas possibilidades decorativoas com o acrílico???
 
 
Na sala de jantar o acrílico transparente é utilizado nas cadeiras DKR que dão um toque de sofisticação e requinte ao ambiente mais tradicional. Elas tem assento em acrílico e pés em aço inox.

Já nesta sala de jantar as cadeiras em acrílico vermelho dão um ar despojado e ao mesmo tempo elegante à decoração. A composição funciona bem com o mobiliário preto e o piso branco. Destaque para a luminária no mesmo tom das cadeiras.

Na sala de estar o acrílico transparente é utilizado na mesa de centro. A decoração mais tradicional é colocada em oposição à decoração mais atual  clean. As peças, ainda que de estilos diferentes, "não tomam o espaço uma da outra no ambiente".

Sala de estar com poltronas em acrílico transparente trazem mais luz e transparência ao ambiente de tons marrons e terrosos do piso e do revestimento das paredes.

Na cozinha, a mesa em acrílico verde-amarelo ganha destaque neste ambiente clean e moderno, mas cheio de estilo.

O acrílico colorido também já pode ser encontrado em cubas, por exemplo, como essa cuba de apoio na cor laranja. Ela ganha destaque na decoração juntamente com o revestimento da parede.

A bancada da cozinha americana, além do assento das cadeiras, são em acrílico. Combinação ousada e moderna, além de muito elegante.

Elegante sala de jantar com cadeiras em acríilico transparente e mesa em aço inox com tampo de vidro. Combinação contemporânea, limpa e cheia de estilo.

Nesta sala de estar as cadeiras Ghost de Philip Starck são o destaque dessa decoração tão sóbria e tão clássica. Sua transparência cria um diálogo com os espelhos e os castiçais.

Aqui, várias peças da decoração são feitas em acrílico. Elas deixam o ambiente atemporal e ao mesmo tempo clássico, pela utilização das cores branca, preta e incolor. Destaque para a Bubble Chair, de Eero Aarnio.

 Aqui o acrílico foi utilizado na guarda-corpor da escada, tanto pela questão estética quanto pela segurança: o acrílico é resistente ao impacto e não estilhaça, mas pode quebrar em grandes pedaços.

As possibilidades de utilização do acrílico na decoração são bastante variadas. Além de ser um material flexílve, ele é bastante resistente às intempéries (sol, chuva, névoa salina, poluição), pois resiste à radiação solar ultra-violeta sem amarelar e sem causar fissuras superficiais, comuns a diversos outros materiais plásticos. Tem ótima resistência à ácidos minerais e orgânicos, soluções alcalinas diluídas e concentradas, soluções de sais inorgânicos, hidrocarbonetos alifáticos, gorduras, óleos e a maioria dos gases comuns. Seu incoveniente ainda é o preço, que varia de acordo com o design, o tamanho e a espessura de cada peça.

*Nota 01: O acrílico se popularizou no início da decada de 50 e começo dos anos  60, quando Erwine e Estelle Laverne criaram em 1.957 a cadeira Champanhe e em 1968 David Colwell criou a  Cantar. Vários outros grandes designers fizeram peças em acrílico, principlamente cadeiras: Philip Starck, Eero Saarinen, Ane Jacobsen, Charles e Ray Eames, Pierre Paulin entre outros.
 

Comentários