Residência do mês

A Haifa House é uma residência construída no centro de uma avenida histórica de Haifa, em Israel. Projetada pelo escritório Pitsou Kedem Architects, a casa possui um estilo da Bauhaus, bastante comum naquele país. Com desenho de linhas retas, simples e sem muitos ornamentos, a Haifa House conecta estilo contemporâneo com o espírito do século passado. A sofisticação e o minimalismo que existiam na época áurea do período de Bauhaus foram traduzidos, nesta última reencarnação, em uma pureza espacial e contenção de prestígio.



Além do desenho purista e do estilo minimalista, a continuidade espacial é destaque no projeto. Um grande e aberto espaço central interliga todos os ambientes da residência, graças ao grande pórtico que abraça os espaços internos. Apesar da casa se fechar para a rua, ela é totalmente voltada para o pátio interno, onde é possível ter uma visão geral de todos os espaços da residência.

 


O uso dos materiais sem revestimento, apesar de toda a estrutura ser em cocreto armado e ter recebido pintura na cor branca, valoriza ainda mais o projeto. Concreto aparente, madeira, pedras e vidro foram utilizados em combinação com as cores branca, preto e cinza para os interiores, o que traz um ar contemporâneo e sofisticado ao projeto. O uso dos grandes panos de vidro é permitido graças ao grande pórtico que protege os interiores. Eles permitem a integração interior-exterior e a passagem da luz.



A fim de fortalecer ainda mais o impacto do espaço central, o mesmo foi revestido com painéis de concreto aparente e uma grande biblioteca na parede como um motivo de destaque. O pé-direito duplo dá idéia que a cobertura está flutuando, ao mesmo tempo que permite a integração visual e espacial. A Haifa House tem uma área total de construção de 550 metros quadrados em um terreno de 1000 metros quadrados.



O minimalismo está presente não apenas na estrutura, mas também nos interiores. A linguagem limpa e de linhas retas está presente no mobiliário e nos elementos construtivos, como na escada com degraus em balanço. Funcionalidade e conforto são as principais preocupações do arquiteto. As cores neutras dos elementos construtivos permitem a utilização de mobiliário com cores fortes e peças decorativas de destaque.

Fonte das imagens: Site do arquiteto: Pitsou Kedem Architects

Comentários

  1. Eu particularmente achei o estilo bem parecido ao do Marcio Kogan... linhas retas, jogo de volumes, piscinas de rais, materiais aparentes... Show de arquitetura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário