Reidy - o filme

 

Estreou no último dia 11/11/11, "Reidy - a construção de uma utopia", de Ana Maria Magalhães. O filme é de 2009, mas sua estréia ainda que tardia, não tira o mérito dessa homenagem cinematográfica a uma dos mais importantes arquitetos modernos da historiografia da arquitetura brasileira. O filme já foi bastante premiado e exibido em festivais de cinema dentro e fora do Brasil, e agora passa a ser exibido nos cinemas nacionais.

Trailer do filme

Reidy, batizado Affonso Eduardo Reidy (1909-1964), nasceu em Paris e foi radicado para o Rio de Janeiro onde desenvolveu os principais projetos de sua carreira, sendo considerado um dos pioneiros da arquitetura moderna brasileira. Obras-primas como o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho (1947), com o qual ganhou a Bienal de 1953, e o Museu de Arte Moderna (MAM), pojetado em 1952, o consagraram pelo apuro técnico, mas principalmente pelo arrojo espacial e senso de urbanidade.

 
      O Conjunto Habitacional do Pedregulho  

 
O Museu de Arte Moderna (MAM/RJ)

"A atualidade de sua obra permite abordar, entre outros temas, o problema da habitação com o crescimento das favelas, o apartheid urbano na divisão entre bairros ricos e pobres, a função social da arquitetura e a capacidade de ação da utopia em transformar o que se pensa e deseja em realidade concreta e construída. No momento em que a crescente importância das cidades no desenvolvimento dos países valoriza mundialmente o urbanismo, o trabalho de Reidy nos revela o quanto a arquitetura é decisiva para a vida dos habitantes das cidades". 

Reidy e o MAM

Eu particularmente tenho verdadeiro apreço pela obra desse arquiteto, em especial por ele ser um dos pioneiros do brutalismo brasileiro - temática pela qual tenho bastante interesse e estudo. Apesar do filme tratar não da vida, mas da obra do arquiteto, tornando-o muito mais técnico do que ficcional, ou talvez documental, eu recomendo a todos, quer sejam arquitetos ou não, pois ele tira do anonimato um importante personagem de nossa história, principalmente para a história da cidade do Rio de Janeiro.

Título Original: Reidy - A Construção da Utopia
Gênero: Documentário
Diretor: Ana Maria Magalhães
Produção: Brasil
Distribuição: Espaço Filmes
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 77 min.

Veja mais no blog oficial do filme  Reidy-o filme

Comentários