Os pisos laminados

O piso laminado é um tipo de revestimento que vem ganhando destaque nos projetos de arquitetura e decoração, principalmente devido às suas características e qualidades. É um piso que combina beleza, durabilidade e facilidades de manutenção e de instalação. Por ser produzido sob um rígido controle de qualidade, ele é mais resistente à umidade, à deformação, a riscos e manchas, conservando-se bonito por muito mais tempo.


O segredo deste tipo de piso está nas várias camadas que ele apresenta, cada uma com uma função específica - daí vem a denominação de piso laminado. São quatro camadas: a primeira é uma camada de resina que garante a proteção contra bactérias e contra riscos e manchas. A segunda é a camada decorativa, que reproduz os modelos diferentes de laminado, geralmente de pátina ou madeira. Em seguida vem a camada de encaixe das réguas do laminado, seguida da quarta camada, o laminado de resina que assegura a estabilidade do piso e o protege-o da umidade do contrapiso.


Por isso, o piso laminado requer alguns cuidados básicos para sua manutenção. Para limpá-lo, é necessário utilizar apenas um pano úmido. Não devem ser utilizados produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formar manchas. Também devem ser evitados materiais abrasivos, como os saponáceos e lixas ou esponjas de aço, pois eles podem riscar a primeira camada do piso. Os vernizes também não são indicados.


No mercado existe uma variedade de fabricantes que fornecem diversos modelos e desenhos de laminados, que podem ser encontrados com preços variados. O custo de um piso laminado é até 50% menor que outros tipos de pisos. Você pode escolher o modelo de piso que mais combina com o seu bolso e com o ambiente de sua casa. É importante considerar que a cor do revestimento deve combinar com o mobiliário e com os demais itens de decoração da sua casa.


É importante destacar também que os pisos laminados podem ser utilizados em diversos ambientes tais como quartos, salas, escritórios, home theaters ou qualquer outro ambiente interno e livre de umidade - não sendo indicados para cozinhas e banheiros. Podem ser utilizados também em áreas de intenso fluxo de pessoas ou para revestir paredes, até mesmo em detalhes decorativos.

Comentários